Trilha ecológica da UEG recebe estudantes para atividades de campo

trilha do tatu
A Trilha do Tatu, área de preservação com 1,5 mil metros de extensão localizada no Campus Henrique Santillo da UEG, em Anápolis, começa a receber visitas de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas da cidade. As visitas monitoradas têm como objetivo a popularização da ciência e a disseminação de conhecimento sobre o bioma do Cerrado, e fazem parte do projeto Biodiversidade do Cerrado. Várias visitas já estão agendadas até o final de maio. As atividades de campo com esses estudantes serão realizadas das 8h30 às 11h30. O projeto é formado por uma equipe multidisciplinar cujas atividades serão desenvolvidas junto a estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas.


Projetos

Na área serão desenvolvidos uma trilha interpretativa – de estudos do terreno – e o Projeto Cientista Mirim. Neste último, os estudantes participantes serão acompanhados por um corpo de monitores e irão coletar dados para pesquisa e serão orientados na análise taxonômica das amostras – por meio da qual eles aprendem a identificar os organismos presentes no solo e na água, por exemplo. O intuito é despertar desde cedo o interesse na preservação e importância do cerrado.



Outra vertente do projeto Biodiversidade do Cerrado é o Portal do Cerrado. O site é um museu online que conta com ferramentas interativas como jogos e um passeio virtual em 3D pela Trilha do Tatu. O portal é fruto do trabalho de professores e alunos dos cursos de Ciências Biológicas e de Sistemas de Informação, iniciado em 2010.  O projeto ainda propõe um curso de capacitação de professores de Ciências e a construção de um museu de biodiversidade e Ciências Naturais no Campus Henrique Santillo, que contará com instalações físicas sobre o Cerrado e dentre elas uma sala de Bioma Interativo – na qual portadores de deficiências motoras, visuais e auditivas poderão experimentar as sensações do Cerrado.

Fonte: Goiás Agora

Nenhum comentário