AGETUR LANÇA AMANHÃ O
PROGRAMA VILA CULTURAL

Com o objetivo de revitalizar a área central de Goiânia, o Governo de Goiás, através da Agência Goiana de Turismo (Agetur) e Agência de Cultura Pedro Ludovico (Agepel), juntamente com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC) e Ministério do Turismo, apresenta nesta Quarta-feira, no Palácio das Esmeraldas, salão Dona Gercina, em café da manhã, às 7h30, o Programa Vila Cultural, para a imprensa e responsáveis por escolas. E na Sexta-feira, às 8h30, no Coreto da Praça Cívica, feito o lançamento público do programa.
Segundo Barbosa Neto, presidente da Agetur, mais que a construção de um espaço (a Casa do Turismo) para abrigar iniciativas que busquem o desenvolvimento turístico de Goiás, "o programa vai envolver a recuperação da infra-estrutura urbana (fachadas de edifícios da Praça Cívica e da Avenida Goiás, no estilo art decó, no Centro), além da adaptação e uso dos edifícios da Estação Ferroviária e do Teatro Goiânia, ambos tombados como patrimônio nacional desde 2003".
"Temos que trazer para o povo goiano opções de lazer e cultura, como apresentações musicais e outros eventos", reforça o presidente da Agetur, que defende a conscientização sobre a preservação de nossos bens culturais, através da Educação Patrimonial. O objetivo é que essa Educação seja destinada tanto à qualificação de guias de turismo, quanto à formação de professores da rede regular, para que estejam aptos a ensinar, dentro da temática do patrimônio cultural, a importância da requalificação e valorização do Centro de Goiânia.
"A Vila Cultural será um marco na história do Turismo goiano, porque "visa contribuir para a excelência dos produtos e serviços prestados pelos integrantes da Cadeia de Turismo em Goiânia", assegura Barbosa Neto. Dentro do Programa, está a Casa do Turismo que objetiva reunir em um único espaço associações empresariais, instituições de ensino, organizações governamentais e não-governamentais, com o intuito de integrar e impulsionar as forças econômicas e produtivas das comunidades do Espaço promovendo assim o desenvolvimento econômico e social.
E por que o Governo de Goiás lança essas medidas? "O centro das cidades brasileiras vem sofrendo um processo de degradação constante ao longo dos últimos 50 anos. Algumas das maiores cidades do País viram suas regiões centrais perderem a importância como ponto focal da vida pública, cultural e social", reflete o presidente. E Goiânia, infelizmente, não foge à regra. A Capital é uma cidade ainda jovem, aproximando-se de seu primeiro século de vida, mas os primeiros sinais de degradação do centro, na infra-estrutura e equipamentos urbanos já podem ser percebidos.
Essas ações fazem parte de um conjunto de medidas que objetiva despertar na população o desejo de participar da vida no Centro é uma ação do Governo do Estado de Goiás, realizada pela Agetur, Agepel, ICBC e Ministério do Turismo com a parceria do Sebrae, Prefeitura Municipal, Rede Regular de Ensino e Iphan. E na Sexta-feira, após o lançamento no coreto, será assinada um ato de desapropriação dos imóveis localizados no entorno do Teatro Goiânia.
Fonte: Agetur

Nenhum comentário