I MOSTRA DE CINEMA PORTUGUÊS - PIRENÓPOLIS - GO

Será realizado entre os dias 7 a 12 de outubro de 2008 em Pirenópolis - GO, A I Mostra de Cinema Português dedicada ao diretor Manuel de Oliveira. O evento é uma parceria entre o Instituto Camões da Embaixada de Portugal, Instituto Pireneus, através do Cineclube Pireneus e a Secretaria de Cultura e Turismo de Pirenópolis. E conta ainda com o apoio da Casa do Turismo composta pela seguintes entidades do setor; Comtur, Pirenópolis Convention, Abrasel, Abih e também a empresa de eventos Meyaponte.
programação de filmes:


Dia 7/10 (terça-feira)
16 e 20 h - Non ou a vã glória de mandar (1990) 111 minutos. Durante a última guerra colonial portuguesa, um subtenente relembra um conto épico sobre Portugal, seu país. Sua platéia é formada por companheiros de batalha, que estão de patrulha numa selva africana.

Dia 8/10 (quarta-feira)16 e 20 h - Vale Abraão (1993) 187 min. Versão contemporânea do clássico Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Emma, uma mulher excepcionalmente bela, se casa com Carlos Paiva, mas não o ama. Obcecada pelo luxo, manipula a atração que exerce sobre os homens, mantendo amantes que a divertem.


Dia 9/10 (quinta-feira)16 e 20 h - A caixa (1994) 93 min. Baseada na peça homônima de Prista Monteiro, a história descreve de maneira bastante realista o universo de marginais que cercam a miserável vida de um cego que pede esmolas à porta de sua casa, em Lisboa. Todo o dinheiro que ele ganha é colocado em uma caixa, que já foi roubada uma vez.


Dia 10/10 (sexta-feira)16 e 20 h - Palavra e utopia (2000) 102 minutos. Segundo tributo do cineasta Manoel de Oliveira ao Padre António Vieira. Um de seus sermões, da série dedicada a Santo Antônio, já foi usado em Non, ou a Vã Glória de Mandar. Não se trata aqui de uma cinebiografia do polêmico padre Vieira, mas sim de um corajoso documento sobre a palavra, sobre o pensar.


Dia 11/10 (sábado)18 h - Vou para casa (2001) 90 min. O filme se passa na feérica Paris do início do ano 2000. Gilbert Valence é dono de uma longa e brilhante carreira como ator de teatro. Ele acaba de conseguir o papel de Béranger 1o. em O Rei Está Morrendo, de Eugène Ionesco. De repente, a tragédia atravessa seu caminho: seu agente e velho amigo George lhe revela que um acidente na estrada acaba de matar sua mulher, filha e genro.


Dia 12/10 (domingo)18 h - Princípio da incerteza (2002) 132 min. Desde a infância, António e José convivem e trocam todo tipo de experiências. Embora intimamente próximos, pertencem a dois mundos distintos. António é rico e faz parte de uma família tradicional. José é o filho da empregada, que vigia todos os passos dos dois garotos com seu olhar protetor. Ao se tornarem adultos, os jogos do amor irão torná-los ainda mais cúmplice.


Maiores informações sobre a programação: http://meyaponte.blogspot.com/2008/09/309-1-mostra-do-cinema-portugus.html-- WENDER MOREIRA Secretário administrativo Pirenópolis Convention & Visitors Bureau MSN: http://bmail.uol.com.br/compose?to=wenderwisney_tur@hotmail.com
Fonte: Conselho Municipal de Turismo da cidade de Pirenópolis Go

Nenhum comentário