Fica terá atrações nacionais e internacionais

Cerca de 500 pessoas acompanharam o lançamento do 13º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental- Fica, nos jardins Palácio das Esmeraldas, na noite desta terça-feira. Esta edição vai ter 5 mostras de cinema, Fórum de Cinema e Ambiental, oficinas e palestras e vai ser realizada de 14 a 19 de junho, na cidade de Goiás. Na solenidade, o governador Marconi Perillo disse que, apesar das dificuldades iniciais do governo, pediu à direção da Agepel que procurasse dar vida nova ao Fica para que o evento se inserisse entre os melhores festivais de cinema e vídeo ambiental do mundo.

Marconi fez um apanhado histórico que abrangeu desde a apresentação da ideia em 1999, no primeiro governo dele, até os dias de hoje, e homenageou todos os que lutaram pela criação e preservação do festival. O governador disse também que O Fica terá sempre o apoio do governo estadual e que este ano quer realizar uma solenidade para comemorar também os 10 anos da decretação da cidade de Goiás como Patrimônio Histórico da Humanidade. Ele reafirmou que em agosto envia à Assembleia Legislativa projeto transformando a Agepel em Secretaria da Cultura. Ao final, autorizou o repasse de R$ 440 mil para a produção de curtas metragens em Goiás.

Para Marconi, o Fica proporciona um ambiente propositivo e positivo entre cultura, arte e meio ambiente, e, por isso, merece apoio e investimento. “Nós esperamos que este seja o melhor festival já realizado e daqui pra frente vamos nos esmerar para que o Fica seja cada vez melhor”, reforçou o governador, destacando a homenagem que será feita este ano ao escultor goiano Veiga Vale e a sintonia da Agepel com a Secretaria do Meio Ambiente para a concretização do festival este ano.

O presidente da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico- Agepel, Gilvane Felipe, destacou o trabalho que vem realizando visando profissionalizar e dar transparências às ações do Fica. Segundo ele, a intenção é fazer deste o mais importante festival ambiental do mundo e que, a partir de 2012, Goiás contará com o Fica do futuro, com grandes mudanças, que melhorarão em muito o festival. Este, ele afirmou que será um evento de transição, já com foco maior ainda na preservação ambiental. Desta vez, o Fica foi planejado dentro dos padrões ecologicamente corretos. Os coordenadores receberam orientação para diminuir o uso do papel durante o festival para não provocar poluição ambiental na cidade. "Nós também vamos discutir a proteção do meio ambiente local, estaremos debatendo a questão do Rio Vermelho, do Rio Araguaia, das inundações para tentar garantir os cuidados com o meio ambiente".

Na programação de shows musicais, o Fica terá grandes atrações como Maria Rita e Rita Lee, além de músicos vilaboenses. Pela primeira vez, o festival traz uma atração internacional: o cantor francês Manu Chao vem com sua banda Mano Negra, que mistura influências das músicas francesa, espanhola e do punk. Além disso, estão progrmadas palestras com autoridades do setor ambiental, dentre elas a líder do Partido Verde, ex-senadora e ex-candidata a presidente da República, Marina Silva. O secretário de Meio Ambiente de Goiás, Leonardo Vilela, disse que durante o Fica será dada posse ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Vermelho, medida importante para se antecipar na busca da preservação daquele importante manancial.

Fonte: matéria - Site Goiás agora - Notícias do Estado de Goiás

Nenhum comentário