Cursos de inglês e espanhol da Sectec já qualificam trabalhadores da cadeia do turismo em Goiás



Com a proposta de oferecer uma introdução à língua estrangeira a quem atua no ramo turístico em Goiás, a Sectec implantou, dentro do programa Bolsa Futuro, o curso de Qualificação Profissional em Línguas, que oferece aulas de inglês e espanhol aos profissionais da cadeia produtiva ou agente públicos do estado. A modalidade pretende qualificar 20 mil goianos até o fim do ano de 2014 em turmas de 5 mil alunos por semestre.

O curso tem duração de cinco meses (160 horas) e surgiu com a proposta de oferecer formação inicial para quem não tem conhecimento da língua e que atue diretamente com o turista, como atendentes de hotel, garçons, camareiras, taxista, policial militar, bombeiro, bem como pessoas que operem em shoppings, cinemas, museus e demais estabelecimentos de grande procura por quem viaja pelo estado, conforme explica o gerente de Educação Profissional e Tecnológica da secretaria, professor José Teodoro.

O programa será implementado em 26 municípios escolhidos a partir de critérios de potencial turístico, como as regiões de maiores PIBs do estado, de turismo de lazer, turismo religioso e turismo gastronômico, que acabam por receber grandes eventos. Para se inscrever é preciso comprovar atuação na área ou necessidade de reposição no mercado, ter concluído o Ensino Fundamental, ter 18 anos ou mais.

Um projeto piloto foi iniciado em 2012 com a finalidade de realizar o atendimento inicial e formular a estrutura de suporte do curso. A primeira turma, que preencheu 800 vagas, se encerrará em fevereiro com cerca de 600 formandos. As inscrições para o Processo Seletivo 2013/1 estarão abertas no período de 25/02/2013 a 10/04/2013 e oferecerão 4.920, sendo, 4.400 para inglês e 520 para espanhol.

Confira a relação dos municípios contemplados e os respectivos números de vagas:

Goiânia
Inglês: 480 Espanhol: 80

Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Trindade, Itumbiara, Jataí, Catalão, Senador Canedo, Caldas Novas, Goianésia:
Inglês: 240 Espanhol: 407

Cristalina, Quirinópolis, Santa Helena, Goiatuba, Padre Bernardo, Goiás, Pirenópolis e Ceres:
120 vagas de inglês

Caiapônia, Abadiânia, Uruana, Piranhas, Cavalcante:
40 vagas de inglês

Para mais informações acesso o site http://www.sectec.go.gov.br

Fonte: Site da Sectec - Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás

Nenhum comentário