Conheça Formosa


Arraial de Couros foi o primeiro nome de Formosa, criada na segunda metade do século XVII, com o desdobramento do município de Luziânia, nessa época também Arraial. Sabe-se que as primeiras casas foram erguidas por negros, fugindo da febre amarela que estaria dizimando os moradores de outro Arraial, o de Santo Antônio do Itiquira, na barra do rio Itiquira com o rio Paranã.



Em 4 de outubro de 1767 o padre Antônio Francisco de Melo celebrou a primeira missa na Casa de Oração de Couros. Um marco histórico foi a instalação da Estação Fiscal Registro da Lagoa Feia, em fevereiro de 1736, por ordem do rei de Portugal temendo a evasão do ouro e o não pagamento dos tributos. Somente em 1º de agosto de 1843, o arraial foi elevado à categoria de vila, e pela primeira vez apareceu o nome Formosa: Vila Formosa da Imperatriz.

Foto: Chrys Rizzo

Mas, o município de Formosa só foi instalado no dia 22 de fevereiro de 1844 e seu primeiro prefeito foi o Senhor Lázaro de Melo Álvares.


Formosa tem uma área de 7854 Km2 e distanciada 90 Km de Brasília.



TURISMO


Em falar do turismo, Formosa tem diversas atrações turísticas a começar pelo famoso Salto de Itiquira que muitos turistas vêm em busca de conhecer e aproveitam ainda para conhecer os diversos outros atrativos que a cidade oferece ao turista. Formosa tem uma completa infra-estrutura, com seu povo receptivo e hospitaleiro o turista que ali visita sempre quer voltar.


CONHEÇA FORMOSA E SE ENTREGA O QUE HÁ DE MAIS BELO NA NATUREZA 

Fonte:  História da cidade: Site da prefeitura de Formosa


Nenhum comentário