Agetur anuncia ações para crescimento do setor

Casa do Turismo e plano de desenvolvimento foram anunciados

O turismo é uma das atividades econômicas que mais cresce no mundo. Segundo a Organização Internacional do Turismo (OIT) o setor já é responsável por cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Para dinamizar as diversas atividades turísticas em Goiás, promovendo a geração de empregos e renda, o governo goiano anunciou a elaboração do Plano Estadual do Turismo e a criação da Casa do Turismo de Goiás. O anúncio foi feito pelo governador Alcides Rodrigues e pelo presidente da Agetur, Barbosa Neto, em solenidade que foi realizada no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Casa do Turismo

A Casa do Turismo será um espaço multifuncional que vai congregar as principais atividades institucionais do setor, beneficiando os empresários do trade, as instituições de ensino, os turistas e o público em geral. Ela vai reunir num mesmo espaço um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o Vapt Vupt do Turismo, a Casa do Artesão, as entidades do trade turístico, um restaurante-escola e a Biblioteca do Turismo. Também serão instalados no local o Memorial do Turismo, um museu que vai mostrar a história da atividade turística no Estado, e o Memorial da Saúde, espaço de resgate de história e de homenagem à medicina goiana.

A Casa do Turismo vai ser instalada no prédio onde atualmente funciona o Centro de Distribuição de Medicamentos Juarez Barbosa, localizado entre a Avenida Tocantins e as Ruas 4 e 30, no Centro. A unidade de saúde será transferida para outro local, mais adequado aos serviços prestados, sem prejuízos para usuários e para os profissionais que ali trabalham. A escolha do prédio se deu principalmente pela sua localização privilegiada, que permite uma integração com o Centro de Convenções de Goiânia.

Para o início das obras de reforma do prédio já estão garantidos R$ 1,45 milhão, por meio de uma emenda parlamentar ao Orçamento da União, apresentada por Barbosa Neto quando era deputado federal. O custo final da obra está estimado em R$ 2,5 milhões e o prazo de duração dos trabalhos deve ser de aproximadamente um ano.

Plano Estadual do Turismo

O Plano Estadual do Turismo vai identificar as necessidades do setor e definir projetos e ações prioritárias para o desenvolvimento e qualificação do turismo em Goiás. A primeira fase de sua elaboração será a produção de um detalhado diagnóstico da atividade turística em Goiás. De posse do diagnóstico, serão definidas as estratégias para o desenvolvimento e a qualificação e para a promoção e comercialização do turismo goiano.

O plano vai conter cinco programas estruturantes. O Arranjo Institucional vai definir o papel dos poderes públicos (Estadual e municipais) e da iniciativa privada no desenvolvimento e qualificação do turismo. o Programa de Inteligência Competitiva vai cuidar da produção e da gestão de informações sobre a atividade turística no estado. O programa de Infra-estrutura e Equipamentos vai identificar as demandas nos âmbitos regionais e municipais. O Programa de Qualificação vai definir ações para a qualificação dos produtos, dos empreendimentos e dos profissionais do turismo. O Programa de Promoção vai cuidar da estratégia de marketing para a promoção e a comercialização do turismo goiano.

A exemplo do Plano Nacional do Turismo, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, o Plano Estadual do Turismo vai ser elaborado com a participação da iniciativa privada, por meio das entidades do trade, e das instituições que trabalham com o turismo, como o Sebrae. Serão realizados dois seminários gerais e seminários regionais em cada uma das nove regiões turísticas do Estado.

Fonte:

Assessoria de Imprensa da Agetur


Nenhum comentário