CARNAVAL EM PIRENÓPOLIS

Pirenópolis está se organizando para o próximo carnaval: uma Comissão coordenada pela arquiteta e carnavalesca Aracy Berocan foi formada e está trabalhando com muito entusiasmo e profissionalismo para o chamado Carnaval das Cores. A logomarca utilizada será a dos lampiões coloniais enfeitados com flores e fitas.
Todo o evento está focado na transformação da histórica rua Direita em grande salão para um carnaval de época: os bailes, ao sábado, domingo, segunda e terça feiras, a partir das 21 horas, serão animados com as inesquecíveis marchinhas tocadas pela centenária Banda Phoenix, onde foliões poderão brincar com segurança. A rua ao lado da Matriz nos anos 60 e 70, era o endereço do Praia Clube onde as famílias tradicionais realizavam seus bailes.

As marchinhas apareceram no carnaval carioca por volta de 1920 e caracterizam-se por serem brejeiras, fáceis de lembrar, dançar e são a cara de Pirenópolis garantindo identidade à festa, que desde 2006, está se tornando mais uma importante atração de Pirenópolis no sentido de implementar qualidade ao turismo.
A maior preocupação da Comissão de Carnaval e da nova administração de Nivaldo Melo é oferecer um carnaval, tranqüilo, alegre e festivo porém, respeitando o patrimônio histórico e a segurança das famílias de moradores e visitantes. Para isso está sendo desenvolvido um planejamento de tráfego especial para a circulação de carros durante o período que terá a fiscalização reforçada. Uma campanha pela rádio local estará sensibilizando os moradores a restringirem o uso de veículos, assim como está sendo estabelecida uma parceria entre a Comissão e o Setor de Hospedagem para que o turista seja envolvido nesta ação.

Existe uma atenção especial em relação ao uso excessivo do som automotivo que tem causado danos às frágeis construções antigas como o abalo das estruturas e deslocamento de telhas.
Para Sérgio Rady, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, a segurança é item fundamental, daí já estar desenvolvendo junto às autoridades militares, plano específico para coibir abusos, uma vez que a expectativa da cidade é receber algo como 15 000 visitantes.

Há ainda, por parte da Comissão de Carnaval, vontade de incentivar a comunidade a formar blocos para integrarem uma programação mais ampla com a criação de cortejos onde os turistas possam se integrar. Por enquanto esta possibilidade está sendo trabalhada.

O Carnaval das Cores quer privilegiar o turismo consciente e responsável: “Esta forma nova de turismo busca tornar os seres humanos mais sensíveis às questões sócio-ambientais, e é pautado na cidadania. Este modelo visa fazer do turista um parceiro na preservação dos patrimônios artístico, arqueológico, ambiental e cultural de um destino. É uma opção socialmente e ambientalmente correta que traz benefícios aos anfitriões e visitantes, possibilitando maior integração entre as duas partes de forma respeitosa. De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), as viagens e o turismo responsáveis devem ser praticados como um meio de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Para possibilitar um crescimento ordenado e sustentável o turismo consciente e responsável visa a qualidade daquilo que oferece, em vez de quantidade.”
E para tanto, a Comissão está incluindo em todo material de divulgação a marca Piri Limpo, para motivar moradores e visitantes a seguir alguns princípios básicos nas suas operações, como gerar o mínimo impacto ambiental possível, colaborar com a limpeza pública, valorizar a cultura e a mão-de-obra locais, respeitar os patrimônios do local visitado. Isto é, o visitante procura compartilhar experiências sem impor seus costumes e não exige privilégios ou práticas que possam causar impactos negativos.

Pirenópolis está preparando seu Carnaval das Cores, uma opção excelente para os feriados carnavalescos que vai oferecer a todos os participantes tranqüilidade, organização, alegria e tradição, além das suas belezas naturais, cachoeiras e patrimônio histórico.

Nenhum comentário