Cuidados na folia

Prestar atenção na hidratação e alimentação é fundamental para manter o pique no Carnaval

A palavra é moderação para não ficar sem pique na festa mais popular do Brasil. Os quatro dias de carnaval exigem alguns cuidados fundamentais para o folião não perder o pique nem o melhor da festa, como orienta o endocrinologista Sergio Vêncio, do Atalaia Medicina Diagnóstica-Dasa. A ingestão de água está em primeiro lugar na lista de orientações.

"Em qualquer evento dessa natureza onde as pessoas permanecem numa atividade física intensa por muitas horas, a orientação é ter cuidado com a hidratação em primeiro lugar. Após 40 minutos pulando carnaval é importante repor também vitaminas e sais minerais. Para isso devem ser usados os isotônicos, suco de frutas, ou a própria fruta. Água de coco é sempre uma excelente pedida. E água, muita água", enfatiza o médico.

Ele alerta também para o abuso de álcool, que pode desidratar o corpo, além de inconvenientes como apagões, náuseas e perda de memória, segundo a quantidade ingerida. Outro ponto negativo é o uso de cigarro e drogas. "É exatamente o que o folião não precisa", enfatiza. Ele também alerta para o hábito de algumas pessoas em misturar bebidas energéticas com álcool para "dar mais pique". "Essa mistura pode acabar no hospital", diz categórico.

Em relação à alimentação, o endocrinologista recomenda a ingestão de alimentos leves e naturais. Fica de fora do cardápio carnavalesco vcondimentos, comida muito salgada, alimentos muito perecíveis como os embutidos, camarão, peixe e maionese. "São os que mais provocam intoxicação alimentar", avisa.

Segundo Sergio Vêncio, o ideal é abusar de frutas ricas em água como melancia e melão. Outra opção saudável e que fornece muita energia para horas de folia são os alimentos integrais, pois promovem a absorção lenta de carboidratos, evitando a queda de glicose devido ao excesso de exercícios. "Prefira sempre os carboidratos complexos como arroz, batatas, mandioca e macarrão e evite os simples como açúcar, doces e chocolates. "A quantidade também deve ser moderada, dando preferência a ingestão de refeições menores, porém mais vezes ao dia."



Sobre o Atalaia Medicina Diagnóstica

O Atalaia é considerado uma referência para o segmento de medicina diagnóstica. Empresa médica com 40 anos de atuação na região metropolitana de Goiânia, o Atalaia disponibiliza mais de 3 mil tipos de exames. Com 16 unidades em Goiânia e Aparecida de Goiânia, a marca oferece qualidade, confiança e tecnologia de ponta. O Atalaia faz parte da Diagnósticos da América S. A./ DASA, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina.



Sobre a DASA

A Diagnósticos da América S/A é a maior empresa de medicina diagnóstica na América Latina em termos de receita bruta e população e a quinta maior rede no mundo. Com cerca de 12 mil colaboradores, atende aproximadamente 55 mil pacientes por dia em 321 unidades. Processa em média, 6,5 milhões de exames por mês. Oferece mais de três mil tipos de exames de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Atualmente, o grupo é formado por 21 marcas em treze estados – Delboni Auriemo, Lavoisier e Maximagem, em São Paulo; Bronstein, Lâmina e MedImagem, no Rio de Janeiro; Club DA, em São Paulo e Rio de Janeiro; Pasteur e Exame, em Brasília; MedLabor, em Brasília e Tocantins; Curitiba Santa Casa e Frischmann Aisengart, em Curitiba; Laboratório Álvaro, em Cascavel e Foz do Iguaçu; CientíficaLab, no Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; Image Memorial, em Salvador; VITA Lâmina, em Florianópolis; Atalaia, em Goiás; Cedic e Cedilab no Mato Grosso; e LabPasteur e Unimagem, em Fortaleza.


fonte: Palavra Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário