PREFEITURA DE GOIÂNIA INCENTIVA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS COMO FORMA DE PREVENIR A OBESIDADE

Segundo pesquisa, a obesidade aumentou em Goiânia. Para combater a doença, a Prefeitura construiu e mantém 500 espaços públicos com pista de caminhadas. Destes, 400 têm kit de ginástica, sendo 7 academias a céu aberto.

A Pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada recentemente, apontou que a proporção de pessoas com sobrepeso no Brasil aumentou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011 (5,8%). Em Goiânia, analisando o mesmo período, o aumento foi menor, de 9,2% para 13,3% (4,1%). Os números foram obtidos através dos 54 mil adultos entrevistados em todas as capitais, incluindo Brasília (DF). A Prefeitura de Goiânia tem investido de diversas formas no combate à doença, sendo uma delas, obras que incentivam a prática de atividades físicas.

Por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), a administração municipal instalou e mantém 500 espaços públicos com pistas de caminhada. Destes, 400 têm kit de ginástica com barras de ferro e instalação para a prática de abdominal e 120 com campo de futebol ou quadra de areia para vôlei. Pelas sete regionais da cidade, estão espalhadas, no total, 900 praças que são um convite à convivência da comunidade, o que também contribui, de forma indireta, para combater a obesidade, pois trata-se de um lazer mais ativo do que televisão ou o vídeo game, por exemplo.

Na gestão do prefeito Paulo Garcia, 73 praças foram construídas. Destas, 45 possuem pista de caminhada e kit de ginástica, 18 delas contam com campo de futebol ou de areia e 7 contam com academia o céu aberto: praças Brasil Ramos Caiado, no Setor Sul; Moinho dos Ventos, no setor de mesmo nome; Joaquim Xavier Curado, no Setor Aeroporto; Gari Negro Jobs, na Vila Mutirão; Avenida Liberdade, no Jardim Riviera; Praça Itapuã, no Jardim Planalto, e Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista.

A resposta da comunidade ao estímulo da administração municipal é visível. Basta observar as praças pela manhã e nos finais de tarde. É crescente o número de pessoas praticando caminhada e se exercitando nos aparelhos de ginástica.

A Alameda Ricardo Paranhos, conhecida como a Alameda do Bem-Estar, é um exemplo da participação da comunidade nos espaços públicos existentes. Ela é a primeira da capital a possuir uma pista de cooper oficial, uma vez que possui as características do padrão exigido para corrida de rua. A pista foi construída atendendo reivindicação dos praticantes do esporte, que já treinavam no local.

Para o presidente da Comurg, Luciano Henrique de Castro, a construção de espaços públicos voltados para o lazer e a prática esportiva é um reflexo da preocupação da Prefeitura de Goiânia com a qualidade de vida da cidade. "O objetivo é promover, sem distinção de região, a humanização dos espaços públicos. Com os dados da pesquisa podemos ver a necessidade de executarmos obras que ofereçam aos goianienses a oportunidade de um lazer saudável".

Mais academias

Nos próximos meses serão entregues mais três novas academias públicas. Receberão os equipamentos as Praças Universitária, no Setor Universitário, do Sol, no Setor Oeste, e a Avenida Brasil, localizada no Parque Industrial João Braz, que também terá pista de caminhada. "Estamos realizando as obras tanto nos bairros centrais quanto nos mais distantes."


Fonte: site da Prefeitura de Goiânia/Autor: Laíse Coelho

Nenhum comentário