Marconi destaca Patrimônio Histórico na passagem da Tocha por Goiás

No segundo dia em terras goianas, a Tocha Olímpica foi recebida no fim da manhã desta quinta-feira, dia 5, pelo governador Marconi Perillo, na cidade de Goiás, em meio à alegria e  orgulho dos moradores, sobretudo dos que participaram do trajeto carregando o símbolo olímpico. Momento para marcar a história da cidade, que comemora também 16 anos como Patrimônio Histórico da Humanidade. “É o encontro de uma tradição milenar com outra centenária”, observou Marconi, na cerimônia de recepção da Tocha, no coreto em frente ao Palácio Conde dos Arcos.

02
Foto: Marco Monteiro
Ao lado da prefeita Selma Bastos, do subchefe de Assuntos Federativos do Governo Federal, Elber Jordão, do bispo dom Eugênio, e demais autoridades, o governador falou de sua alegria por fazer parte desse grande encontro. Trata-se, segundo Marconi, de momento único, que remete ao congraçamento de atletas de 200 países com nossos irmãos brasileiros. “Que Deus abençoe a todos”, desejou, ao lado ainda do carateca vilaboense Rogério Damázio, que vai representar o Brasil em Dublin, na Irlanda, e do secretário de Assuntos Institucionais, Sérgio Cardoso.

Para o governador, é um privilégio ser Goiás o primeiro Estado brasileiro, depois da capital federal, a receber o símbolo do fogo roubado por Prometeu para o bem da humanidade, segundo a lenda grega. “É uma sensação diferenciada, nesta cidade secular, simples e tradicional, em meio à natureza e à arquitetura preservada há quase 300 anos”, avaliou o governador, ao ressaltar ainda a importância de o evento acontecer nos 16 anos da conquista do Título de Patrimônio da Humanidade. “É mesmo motivo de alegria e orgulho; o vilaboense merece, pois é um povo alegre, simpático e muito receptivo”, acrescentou.

A Tocha Olímpica chegou à entrada da cidade de Goiás por volta do meio-dia, vinda de Itaberaí, por onde também percorreu ruas e avenidas. Na antiga Vila Boa, foi recebida ao som de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, executada pela Banda da Polícia Militar.

Tocha olimpica Goias 008

A Tocha Olímpica percorreu seis quilômetros dentro da cidade, passando pelo Centro Turístico, incluindo as Praças do Chafariz e do Coreto; seguiu pela Igreja do Rosário, Iphan, Mercado Municipal, até chegar à Praça do Areião, finalizando no ponto de chegada. No percurso, além dos moradores e de cerca de 4 mil estudantes, manifestações da cultura brasileira e local, como os Farricocos, receberam também a Tocha no Coreto, foliões, capoeiristas, entre outros.

Fonte: Site Goiás Agora - http://www.goiasagora.go.gov.br/

Nenhum comentário