Tocha é recebida em Goiânia com diversas atrações culturais


Goiânia recebe a tocha olímpica Rio 2016 de braços abertos e com muitas atividades ao longo do dia. Nesta quinta-feira, 05, o símbolo dos jogos olímpicos chega à capital e percorre um trajeto de aproximadamente 20 quilômetros, passando por alguns dos principais parques e praças da cidade, onde diversas atrações culturais foram preparadas pela administração do prefeito Paulo Garcia. Assim que chegar à Câmara Municipal, às 16h45, será recepcionada pela Banda Marcial da Prefeitura de Goiânia com repertório eclético que vai do sertanejo ao rock’n’ roll, passando pela MPB e clássicos da música internacional.
Na sequência, a calçada do Grande Hotel será palco para apresentações do grupo de rap Sã Consciência e do grupo de dança da ONG IEC Vida (Instituto Educação Cultura e Vida “Casa de Cultura da Juventude”). A organização sem fins lucrativos funciona há três anos atendendo a população do Jardim Guanabara e a região metropolitana de Goiânia. Membros do Circo Lahetô e do Grupo de Metais da BMG estarão no Mutirama esperando pela passagem da tocha, que será guiada pelo esportista André Vilarinho no teleférico do parque. 1500 crianças da Educação Municipal passarão a tarde no parque de diversões. Os alunos se dividirão para acompanhar a passagem da tocha pelo trenzinho e pelo teleférico e, junto com autoridades, farão o plantio de mudas na área do teleférico.
Depois do Mutirama, a chama segue para a Praça Tamandaré, onde será recebida pelo Ponto de Cultura Buracão da Arte com uma roda de capoeira, destacando a cultura africana. Na praça que fica no cruzamento da Avenida T-1 com a Rua T-49 (Praça do Ipê), a escola de carnaval Lua-Alá – já conhecida dos carnavais goianienses – fará uma apresentação de samba para os presentes. No Parque Vaca Brava, subirão ao palco Rainy Ághata e Banda (cantora de MPB), Fausto Noleto (solista de saxofone) e Metais (grupo de músicas instrumentais) e a Banda Nylon Express.
Na passagem pelo viaduto da Avenida T-63, a atração será o Grupo Junino Capim Canela, com apresentação de dança junina, e, na frente do Colégio Pedro Xavier Teixeira, haverá intervenção cultural do Ponto de Cultura Cia de Teatro Novo Ato. No Parque Areião, a diversão ficará por conta do Ponto de Cultura Flora do Vale, que vai colocar todo mundo para sambar. No último ponto antes da parada final, a Praça Léo Lynce, a Orquestra Sinfônica de Goiânia fará apresentação com repertório variado, mostrando toda a beleza da música instrumental.
Praça Cívica
Antes mesmo da saída da tocha da Câmara Municipal, a Praça Cívica já estará cheia de atrações. Às 15h30, 100 alunos da Rede Municipal de Educação farão apresentações de música, dança e teatro. O grupo de catira Os Filhos de Aparecida animará os passantes a partir das 16h10, seguido pelo poeta Thiago de Mello, que irá declamar poemas de sua autoria das 16h40 às 17h. Ronaldo Gonçalves, o famoso gari tenor da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), fará apresentação às 17h10. Logo depois, às 17h30, o som ficará por conta da banda Projeto Supernova, que toca Pop Rock, Indie e Progressivo. Georgia Brown, classificada pelo Guinness Book como “maior extensão vocal do mundo”, cantará R&B e Soul a partir das 18h.
O grupo Heróis de Butiquim mostrará todo o charme do samba das 18h30 às 18h50 e, logo em seguida, às 19h, será a vez dos músicos Luis Augusto, Amauri Garcia e Maria Eugênia tocarem MPB. Às 19h30, a Quasar Cia de Dança levará seus bailarinos ao palco da Praça Cívica para uma manifestação artística por meio da dança contemporânea. A partir das 19h40, por cinco minutos, o violeiro Marcus Biancardini será o responsável por mostrar Goiânia ao mundo. A apresentação do instrumentista será transmitida ao vivo para diversos países durante os “cinco minutos oficiais da cidade”. Após o show, serão iniciadas as atividades de protocolo do Comitê Olímpico Rio 2016. O prefeito Paulo Garcia e a primeira-dama, Tereza Beiler, estarão no palco para receber a chama olímpica. O encerramento, previsto para às 21h40, ficará a cargo da banda Jota Quest.
Confira a programação completa:

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário