CM3R conclui com sucesso a 4ª etapa do "Projeto Circuito Ambiental"


Idealizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Três Rios (CM3R), o Projeto Circuito Ambiental lançado em Goiânia no dia 28 de Agosto, finaliza com sucesso a quarta etapa do projeto. Os eventos foram realizados nas cidades de Porteirão, Joviânia, Mairipotaba e Morrinhos.



O projeto teve como objetivo envolver as autoridades locais e a população, através dos segmentos organizados, conscientizar os gestores e munícipes sobre as ações dos programas  de Educação Ambiental e Coleta Seletiva que estão sendo implantados nos municípios membros que compõem o consórcio.




Na quarta edição realizada em Morrinhos no último dia 13, o presidente do consórcio CM3R e prefeito de Porteirão, Cunha comemorou os resultados positivos obtidos até agora na execução do projeto. Para ele as dificuldades são inúmeras. Entretanto, acredita que a mobilização e o convencimento dos prefeitos quanto à necessidade de formação do consórcio seja a principal delas.


É importante o município tomar a decisão de implantação da politica, integrar-se ao consórcio e atuar ativamente, e que as ações sejam aplicadas de caráter de urgência na definição de diretrizes para essa temática. É uma somatória de forças e de esforços, concluiu Cunha. 
Todos os encontros regionais contaram com palestras técnicas sobre os temas: Preservação e o uso sustentável para o meio ambiente, implantação da Educação Ambiental nas escolas, Coleta Seletiva, estratégias e ações de sustentabilidade, compostagem e outros. Foi apresentado em todos os eventos, o Estudo de Concepção da Área do Aterro Sanitário de cada regional dos municípios.




Sobre o CM3R

O consórcio foi criado em 2012 e hoje é um dos que está em estágio mais avançados dentre os outros 14 existentes no Estado de Goiás. Para sua implantação são cumpridas várias etapas que incluem a parte burocrática, a conscientização da população quanto à necessidade de reciclagem dos resíduos sólidos através da coleta seletiva e a criação dos aterros sanitários. No caso do CM3R serão adquiridas quatro áreas para o depósito dos resíduos. Ao todo são 14 municípios: Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Castelândia, Cromínia, Edéia, Edealina, Joviânia, Mairipotaba, Morrinhos, Panamá, Pontalina, Porteirão, Professor Jamil e Vicentinópolis.

Nenhum comentário