Campanha de Conscientização das Doenças da Tireoide promoverá atendimento gratuito neste sábado, 19/05

Público terá acesso a exames de ultrassonografia e palpação da tireoide no Buriti Shopping.



Realizada pelo Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Campanha de Conscientização das Doenças da Tireoide tem como objetivo chamar a atenção da população sobre o tema. Com o apoio da Merck – a mais antiga indústria química e farmacêutica do mundo – a campanha promoverá ações de esclarecimento e atendimento gratuito ao público em cinco cidades brasileiras, além de palestras em mais sete localidades entre os dias 19 e 26/05.

 Em Goiânia, a ação ocorrerá neste sábado, dia 19/5, no Buriti Shopping. Entre 10h00 e 16h00, o público terá acesso a exames gratuitos para a detecção de possíveis distúrbios. Serão distribuídos folhetos explicativos e questionários sobre os fatores de risco para as doenças tireoidianas. Uma equipe de médicos fará a análise dos questionários e os exames de palpação da tireoide. Dois aparelhos de ultrassom estarão disponíveis para a detecção de nódulos na glândula. O Dia Internacional da Tireoide é celebrado em 25/05.

 Os pacientes com alterações na tireoide ou que apresentarem fatores de risco acentuados serão encaminhados para consultas particulares, com preços reduzidos, por meio de parcerias firmadas com profissionais da saúde e laboratórios. O exame de TSH, o mais eficaz na detecção de hipo e hipertireoidismo, será realizado pela quantia de R$ 15,00 nos estabelecimentos parceiros.

 “Dados apontam que cerca de 10% da população têm alguma disfunção tireoidiana, principalmente o hipotireoidismo. São distúrbios de fácil detecção e tratamento, além de serem doenças potencialmente curáveis. Mas, se não tratadas, podem levar a consequências sérias, como problemas cardíacos ou câncer, entre outros. É muito importante que as pessoas tenham mais conhecimento sobre as doenças da tireoide”, afirma Dra. Laura Ward, presidente do Departamento de Tireoide da SBEM.

 Além de Goiânia, a campanha terá ações em Campinas, Marília, Botucatu (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Natal (RN), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Salvador (BA) e Belém (PA).

  Serviço:


Evento: Campanha de Conscientização das Doenças da Tireoide

Data: 19/05/2012 (sábado)

 Local: Buriti Shopping – Av. Rio Verde, Quadras 102/104, Vila São Tomaz.

 Horário: das 10h00 às 16h00

 Médica responsável: Dra. Raquel Siqueira, chefe do ambulatório de tireoide do Hospital Geral de Goiânia (HGG), preceptora da residência de endocrinologia do HGG, coordenadora do Clube da Tireoide de Goiás.

 Fonte: Via e-mail / Por Leandro Sales

Nenhum comentário