Secretário da Nova Central demonstra preocupação com falta de qualificação para a Copa de 2014

Na terça do dia (29/05), Moacyr Roberto Tesch, presidente diretor da Confederação Nacional de Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) e também Secretário Geral da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) esteve na Comissão de Turismo e Desportos da Câmara dos Deputados, para debater as ações de qualificação e capacitação profissional de mão de obra para a Copa do Mundo de 2014.
Nós que representamos os trabalhadores, estamos extremamente preocupados com o andamento das ações relacionadas a qualificação de mão de obra para a Copa de 2014, na qual falta apenas 2 anos para que seja realizada”, relata Moacyr Tesch.
Além do presidente da Contratuh participaram da composição da mesa: representante do Ministério do Turismo e da Educação, representante da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Confederação Nacional de Turismo (CNTur), representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), vice-presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav Nacional) entre outros.


O deputado José Rocha foi quem solicitou a realização da audiência, no intuito de priorizar ações para qualificar a mão de obra no setor do turismo por ser de fundamental importância para a qualidade do atendimento de turistas nacionais e estrangeiros. Pela complexidade e importância do tema é que foi criada esta Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, denominada subcomissão para avaliar a criação de postos de trabalho com a Copa do Mundo de 2014. “As arenas não ficaram prontas, os hotéis e o grande investimento por parte dos empresários e do governo não foi feito ainda, mas deverão ficar prontos daqui a 2 anos, pois as recepções dos turistas que vierem ao Brasil serão feitas por boa parte desses trabalhadores sem qualificação. Por isso, faço um apelo as autoridades, ao Ministério do Turismo da Educação, ao SENAC e todos que passem a observar este apagão de mão de obra que certamente vai se refletir na Copa do Mundo. E que ao término deste grande evento tenhamos boas recordações  e não as piores possíveis, pois não é nosso objetivo ser lembrado de forma negativa", encerra o diretor da Contratuh.


Emprego

De acordo com o Ministério do Esporte, muitos esforços estão sendo feitos para sanar as problemáticas relacionadas a qualificação dos profissionais para a Copa. Além disso, este evento irá gerar 330 mil empregos permanentes, e 380 mil temporários. Os profissionais serão absorvidos pela Copa de 2014 nas áreas de hospedagem, alimentação, recepção, segurança e serviços em geral. Oito milhões de visitantes em 2014, 600 somente no mês da competição virão para o Brasil e os trabalhadores terão de atender esta demanda de turistas. Desta forma, pela complexidade da questão este assunto será bem discutido e tratado pelas autoridades competentes.


Fonte: NCST Nacional

Nenhum comentário