CM3R realiza Projeto Circuito Ambiental – “Regional Mairipotaba”


O CM3R (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional Três Rios) realizou na manhã da última terça-feira (30/10), o Projeto Circuito Ambiental – “Regional Mairipotaba”. O evento debateu ações para redução e gerenciamento de resíduos sólidos, sustentabilidade, reciclagem, recuperação de nascentes, compostagem e outras atividades que visam à preservação do meio ambiente e a importância da reciclagem do lixo.


O presidente do CM3R, prefeito de Porteirão, Cunha, destacou a importância de aplicar ações nos municípios voltadas para educação ambiental. “É necessário que haja mudanças nos hábitos de consumo. O resíduo quando descartado da maneira adequada, fazendo o uso da coleta seletiva, ele se transforma em matéria-prima que pode ser recolocada no ciclo de produção, gerando menos impactos ambientais e econômicos”, disse Cunha.


Segundo o prefeito de Mairipotaba, Carlos Henrique, o projeto é um espaço permanente para envolver a comunidade em torno da discussão ambiental. “Promover a educação ambiental com foco na sustentabilidade é um caminho amplo e necessário, a começar nas nossas rotinas diárias. É necessário à participação e o comprometimento de todos nós. Preservar o meio ambiente é responsabilidade de toda sociedade”, concluiu o prefeito.


Durante o evento foi realizada palestra técnica sobre o tema: Resíduos Sólidos – que teve como palestrante o Gerente de Resíduos Sólidos da SECIMA-GO, Paulo Sérgio de Oliveira Resende, que explanou sobre todo o estudo realizado sobre lixões e a importância das cooperativas, coleta seletiva e a destinação adequada dos resíduos sólidos a aterros sanitários.

A Engenheira Sanitarista e Ambiental, Rháryka Ananias Carvalho, apresentou o estudo de Concepção da Área do Aterro Sanitário. Em seguida, a Diretora do Desenvolvimento Educacional do Instituto Vida, falou sobre o Projeto Circuito Ambiental.

Por fim, estavam presentes além dos prefeitos de Porteirão e presidente do CM3R, Cunha e o de Maripotaba, Carlos Henrique, os prefeitos de Cromínia, Gilvander Alves, Pontalina, Milton Ricardo, Professor Jamil, Geraldo Antônio e demais lideranças municipais, vereadores, secretários do meio ambiente, educação e outros convidados.

O Projeto Circuito Ambiental é uma idealização do CM3R e realizado pelo Instituto Vida.

Um comentário: