Governador Marconi Perillo anuncia criação do Museu da Água

O governador Marconi Perillo anunciou na tarde do dia 26/ 03 que Goiás terá o Museu da Água. O anúncio foi feito durante solenidade realizada no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Em discurso, Marconi lembrou a importância dos recursos hídricos goianos. “Os mananciais goianos emitem água para todas as regiões brasileiras. Nada mais estratégico do que a hidrologia deste Estado, hospedeiro do Espigão Mestre que se forma como uma cumeeira hídrica.”

Marconi agradeceu ao ambientalista Washington Novaes pela ideia da criação do Museu da Água e à senadora Lúcia Vânia pela autoria da emenda garantidora de R$ 5 milhões para o museu, que será um centro difusor de informações e de educação ambiental. “Esta obra, que vai seduzir os goianos e encantar o mundo, será um espaço múltiplo que conciliará arte, educação, entretenimento e pesquisa sobre a água. Um museu contemporâneo, dotado de todos os recursos tecnológicos e artísticos para envolver, comover e mudar nossa consciência sobre a água, este bem finito.”

O Museu da Água terá a coordenação de Washington Novaes e a curadoria artística do artista plástico Siron Franco. O espaço será ornamentado com poesias de Manoel de Barros. O poeta cedeu poemas de sua autoria relacionados à água para serem usados em linguagem digital, impressa e radiofônica e em camisetas, com o intuito de buscar uma educação ambiental lúdica.

No evento, o governador lançou também o programa Goiás Irriga Sustentável, um acordo de cooperação técnica para regularizar os usos sustentáveis de recursos hídricos para irrigação e finalidades pecuárias; a ordem de serviço para a elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos, que vai detalhar o potencial hídrico de Goiás para o uso racional da água, além de entregar 32 veículos à Semarh.

Fonte: Goiás Agora.

Nenhum comentário