Nordeste goiano ganhará circuito turístico

Projeto será implantado pelo Sebrae Goiás até o final do mês, com passeios partindo de Alto Paraíso de Goiás




Na foto - Gerente do Escritório Sul, Luís Henrique Rodrigues, durante palestra em Caldas Novas (Foto: Edmar Wellington)



O turismo ao Nordeste de Goiás vai ganhar um novo roteiro ao final deste mês, com o Circuito Turístico da Chapada dos Veadeiros, partindo de Alto Paraíso de Goiás – a 421km de Goiânia. O circuito será lançado no próximo dia 29, quando o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e parceiros apresentam o produto construído por meio do Projeto de Desenvolvimento do Turismo da Região de Alto Paraíso e Cavalcante.

A novidade é parte de ações do projeto, que beneficia toda a cadeia produtiva do turismo local. O circuito fez mapeamento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, plano de marketing e estudo de imagem da região. Segundo o consultor do Sebrae Goiás, Arildo Francisco da Costa, o trabalho durou cerca de um ano e integra o modelo de circuito projetado pela entidade no Estado.

Segundo o consultor, os exemplos são os circuitos já implantados, como o ‘Turístico Fé no Coração do Brasil’ (Trindade), o ‘Pegadas no Cerrado’ (Sudoeste de Goiás) e o ‘Quintais de Goiás’ (Centro). “Estamos projetando outros dois na região da Chapada dos Veadeiros: o ‘Rota’, abrangendo seis municípios locais, e o das ‘Cavernas’, na Biosfera Goiás”, explica Arildo.

Gestores no circuito

A preparação do lançamento oficial do circuito em Alto Paraíso foi um dos temas de encontro no Escritório Regional Sul do Sebrae Goiás, em Caldas Novas (GO), reunindo gestores dos projetos de turismo da entidade. Na ocasião, o trade turístico da Região das Águas Quentes conheceu o Método Circuitos Turísticos, em palestra da consultora do Sebrae estadual, Tatiana Fernandez.

A reunião em Caldas Novas também integrou parceiros do desenvolvimento do turismo em Goiás, como o Instituto de Pesquisas Turísticas de Goiás – IPTur (Goiás Turismo), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/GO) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abresel/GO).

Novos roteiros

Anfitrião, o gerente do Escritório Sul, Luís Henrique Rodrigues, destacou que a região das águas termais – Caldas Novas e Rio Quente - deve ter o seu circuito turístico. “O que pode integrar municípios ao longo do percurso, como Piracanjuba, onde cerca de 80 empreendimentos se beneficiam do movimento”, analisa.

No circuito ‘Pegadas no Cerrado’, há exemplo disso. A empreendedora Maria Luíza Lima, proprietária do Luíza Lanches e Restaurante em Jataí (GO), garante aproveitar bastante as ações do Projeto Região Agroecológica do Sudoeste Goiano. “Faço parte do fórum do projeto, me aproximo dos parceiros”, revela.

Segundo Luís Henrique, outro circuito turístico pode ser criado, partindo da região: o dos ‘Lagos’ – de Três Ranchos à Lagoa Santa (Sudoeste). Para isso, claro, os parceiros devem ouvir o trade turístico, arregimentar o apoio do poder público municipal e comunidades.

O gerente mostra que o Sebrae Goiás trabalha nove projetos de turismo no Estado, o que deve viabilizar a criação de mais circuitos. “O Vale do Araguaia desponta com o circuito de pesca e praia, e a região do Ouro, partindo da Cidade de Goiás, também projeta o seu roteiro”, anuncia.

Fonte: site do Sebrae/José Antônio

Nenhum comentário