Praça Cívica - Reforma não atrapalha funcionamento das unidades da Cultura na Praça

Museu Zoroastro Artiaga - Foto: Marina Adorjan/Secult Goiás
                                                    Museu Zoroastro Artiaga
Foto: Marina Adorjan/Secult Goiás  


                                                              

Centro Cultural Marieta Telles Foto: Marina Adorjan
Centro Cultural Marieta Telles
Foto: Marina Adorjan 
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte informa que as unidades instaladas na Praça Cívica, como o Museu da Imagem e do Som, Cine Cultura, bibliotecas Pio Vargas e Braille e Gibiteca Jorge Braga (no prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado), assim como o Museu Zoroastro Artiaga, também situado na Praça, estão com atendimento normal a visitantes, mesmo com a revitalização que está sendo feita na praça.




Pio Vargas

iblioteca Pio Vargas Foto:Marina Adorjan
Biblioteca Pio Vargas
Foto:Marina Adorjan
A Biblioteca Pio Vargas funciona como centro de informação e cultura. Oferece seu acervo e serviços bibliográficos, contribuindo assim para a formação do hábito de leitura na comunidade. A biblioteca também oferece a opção de empréstimo de livros nas áreas de literatura, filosofia, política, sociologia, psicologia, religião, biografia e música. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Telefones: (62) 3201-4653 e 3201-4618.

Biblioteca Braille

Uma das unidades de maior relevância social da Seduce, a Biblioteca Braille presta assistência a portadores de deficiência visual. Possui 260 usuários inscritos e frequência média de 300 atendimentos mensais. O acervo tem cerca de cinco mil volumes, em braille, compondo 1,8 mil títulos. As obras de maior procura são as didáticas e de literatura estrangeira. Possui também sala de leitura e computador adaptado para atender aos deficientes visuais. Seu funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Contato: (62) 3201-4649.


Gibiteca e MIS

Única unidade do gênero em Goiás, a Gibiteca Jorge Braga foi inaugurada em 1994. O espaço recebeu o nome de Jorge Braga em homenagem ao cartunista, um dos poucos produtores de histórias em quadrinhos em Estado.

gibiteca-jorge-braga---foto-Angela-scalon
Interior Gibiteca Jorge Braga
Foto: Ângela Scalon

Com um acervo de mais de seis mil exemplares, dentre eles alguns raros, a gibiteca atende crianças de escolas da periferia da cidade, visando resgatar o hábito de leitura de histórias em quadrinhos, estimulando tanto crianças como adultos. Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Contato: (62) 3201-4653.

MIS

O Museu da Imagem e do Som (MIS) desenvolve um trabalho de pesquisa, preservação, produção e divulgação das formas de expressão histórica, artística e cultural do Estado registradas em áudio e vídeo. Seu acervo é constituído de coleções de discos, fitas cassete, fitas magnéticas de áudio e de vídeo, filmes, documentos fotográficos, textuais e bibliográficos. Também viabiliza cópias de vídeos produzidos pelo museu, intercâmbio com escolas das redes estadual e municipal de ensino, por meio de empréstimos de vídeo que complementam o conteúdo didático, atendimento de visitas programadas, entre outros serviços. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h30. Contato: (62) 3201-4625.

Cine Cultura Foto: Marina Adorjan
Cine Cultura
                                              Foto: Marina Adorjan                                
Museu

Outra relevante opção de entretenimento é o Museu Zoroastro Artiaga. Em estilo Art Decó, o museu foi construído em 1942 e leva o nome de seu fundador, o professor Zoroastro Artiaga. Os objetos que constituem seu acervo refletem e demonstram em sua narrativa aspectos da diversidade da cultura material e imaterial do Estado de Goiás. A unidade tem atendimento de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e sábado, domingo e feriado, das 9 às 13 horas. Telefone: (62) 3201-4675.


Já o Cine Cultura é um espaço alternativo de entretenimento destinado ao público que aprecia filmes cuja principal característica é a qualidade. O cinema possui programação diversificada com sucessos da sétima arte, estreias quinzenais e ingressos a preços bem mais acessíveis que os praticados na praça. Contato: (62) 3201-4670.

Fonte: Goiás Agora com apoio da Assessoria de Comunicação da Seduce 


Nenhum comentário