Levantando as Bandeiras da Cultura e da Sustentabilidade


Começou no dia 27 de Junho a 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, na cidade de Goiás.


Ângela Scalon/Goiás Agora
O maior evento cultural de Goiás começou nesta terça-feira: a 14ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental(Fica) foi aberta pelo governador Marconi Perillo e o secretário da Cultura, Gilvane Felipe, na cidade de Goiás. A solenidade que marca o início de cinco dias de atividades, mostras cinematográficas e shows foi realizada na área externa do Palácio Conde dos Arcos, no Centro Histórico do município.

O homenageado desta edição foi o pesquisador e artista goiano Paulo Bertran, falecido em 2005. Na abertura, foi exibido o documentário O poeta cerratense, do cineasta Pedro Otto, sobre a vida e a obra de Bertran, mesclando imagens de Goiás com a poesia do artista, que ao fim, foi aplaudido com intensidade pela plateia.



A secretária de Turismo e Cultura da cidade, Mara Veiga Jardim, representou o prefeito de Goiás e, no discurso que abriu a noite, enalteceu as belezas históricas, culturais e naturais da cidade e a importância do Ficapara divulgar as qualidades locais: "O carinho especial do governador pela cidade possibilitou a realização desse festival, que serve para projetar ainda mais nosso município".
 


Representando a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a secretária MárciaHollemberg discursou em seguida sobre a importância da cultura como estratégia de desenvolvimento. "Ressalto a importância do Governo de Goiás em discutir com o Governo Federal as políticas públicas do setor, como a realização da Teia de Cultura, que vai reunir durante o festival todos os Pontos de Cultura do Estado, o que representa também uma forma de inclusão social"


A secretária do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jacqueline Vieira, se pronunciou sobre o poder do Cinema como veículo de questionamento, levantando questões pertinentes à sociedade. "A vertente cultural é um meio importante para discutir e divulgar temas ambientais. Na Rio +20, inclusive, o estande do Governo de Goiás apresentou os filmes premiados nas últimas edições doFica." A titular da Semarh ainda frisou que o festival une, de maneira notável, "o governo e a sociedade civil, a cultura e o meio ambiente".


Dando continuidade aos discursos da noite, o secretário da Cultura, Gilvane Felipe, afirmou que "o governadorMarconi Perillo deixou uma marca histórica em Goiás com a criação do Fica, e o desenvolvimento de Goiás é mais completo com as discussões propiciadas durante o festival". 

 


Fechando as solenidades da noite, o governador Marconi Perillo subiu ao palco para dar as boas vindas ao público e elogiar a estrutura e a organização do evento.  "Temos a participação de grandes nomes do cinema e do meio ambiente neste ano, como o ator e crítico José Wilker, e do ambientalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira, que servem para enriquecer o festival". Para completar, Marconi falou sobre a importância de se discutir a conservação dos bens naturais em Goiás "somos inspirados pelas questões preservacionistas nessa terra banhada pelo Rio Vermelho e circundada pela Serra Dourada".  

Fonte: Goiás Notícias (Agecom)

Nenhum comentário