TELEFÉRICO DO NOVO MUTIRAMA FORNECE VISTA DE PONTOS DA CIDADE

O Parque Mutirama será reaberto neste domingo, 24, com show dos palhaços Patati Patatá. No sábado, imprensa e convidados conhecerão as novidades do espaço



Quatrocentos e cinqüenta metros. Este é o percurso por onde visitantes do novo Parque Mutirama poderão desfrutar da vista panorâmica dos Parques Botafogo, Vila Nova, Avenida Araguaia e Marginal Botafogo por meio de um teleférico. O embarque acontecerá tanto na Estação Itumbiara, dentro do Mutirama, quanto na Estação Porangatu, no Parque Vila Nova. Vinte cabines  de quatro lugares abrigarão até 80 visitantes por vez. O Parque Mutirama será reaberto neste domingo, 24, com show dos palhaços Patati Patatá.
Já no sábado, às 9 horas, imprensa e convidados poderão conhecer as novidades do novo Parque que incorporou técnicas modernas de engenharia a equipamentos de lazer. A abertura para o público se dará de forma gradual com prioridade para escolas municipais, de forma a analisar a completa capacidade recreativa do espaço. Todos os equipamentos do logradouro passaram pelo sistema de segurança e o próprio prefeito Paulo Garcia fez questão de testar vários deles. As estações temáticas e os novos brinquedos foram construídos conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para parques de diversões.
 
A viagem privilegiada oferece  vista da Avenida Marginal Botafogo, uma das principais vias de circulação da cidade, se estendendo  da Avenida Goiás, na região norte, até o Jardim Goiás, na região sul. O nome da via origina-se do córrego Botafogo. Já o Parque Botafogo fica localizado entre as avenidas Araguaia e contorno do setor Central e ruas 200-A, 200-C do setor Vila Nova. Trata-se de uma área histórica, criada no plano original de Goiânia em 1938, pelo arquiteto urbanista Atílio Corrêa Lima. 

Ponto central da cidade de Goiânia e com cerca de 1,5 quilômetro de extensão, a Avenida Araguaia inicia-se na Praça Cívica e vai até a Avenida Independência, cruzando com algumas avenidas importantes da capital. Passa pelos Parques Mutirana e Botafogo e é uma avenida comercial onde se encontram shoppings, hotéis, lojas e igrejas. Uma avenida de intenso movimento. O Parque Vila Nova possui espécies nativas, pista de Cooper, bicicross e campo de futebol.
 
No Brasil há vários teleféricos em atividade, de entre os quais se pode citar o do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, o de Laranjeiras no Balneário Camboriú em Santa Catarina, o de Poços de Caldas, o de Caxambu, e o de São Lourenço, em Minas Gerais. Há ainda o miniférico de Campos do Jordão, e os teleféricos de Nova Friburgo e o de Telêmaco Borba no Paraná.


Fonte: site da Prefeitura de Goiânia - Autor/Sirley Camilo - Foto: Humberto Silva

Nenhum comentário