APOSTE NO NORDESTE GOIANO

ECOTURISMO É A NOVA FORÇA ECONÔMICA DO NORDESTE GOIANO

O Nordeste goiano entrou em uma nova fase de desenvolvimento sustentável com a exploração de suas potencialidades ecoturísticas, sem agressões à natureza. Nelas se destacam o Parque Nacional de Terra Ronca. Vinte municípios da região vem implantando novas alternativas de renda e de melhoria das condições de vida da população, através de investimentos setor.Na região enfatiza-se a exuberância de suas belezas naturais, constituídas de rios de águas cristalinas, cachoeiras, grutas e uma fauna e flora diversificadas,típicos do cerrado e que tem atraído gente do mundo inteiro. Registrem-se ainda os sítios arqueológicos e os roteiros dos parques geológicos, aliados ao misticismo de Alto Paraíso por ser esta uma cidade incrustada em rochas de cristais.

O otimismo em relação ao futuro do nordeste goiano não é facultado apenas aos prefeitos da região. A Secretaria de Planejamento do Estado fez um estudo e concluiu que o nordeste realmente tem muitas alternativas para atrair investimentos. A Seplan aponta alguns fatores de viabilização de retorno compensatório das aplicações em projetos na região. Destaca-se, entre eles, a proximidade do terceiro maior mercado consumidor do Brasil: o eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, integrado por 51 municípios goianos e três mineiros.

Outro fator de investimento compensatório detectado pela Seplan são justamente as potencialidades naturais da região, até porque o ecoturismo veio para ficar, na medida em que as novas gerações vão sendo conscientizadas da necessidade de preservação da natureza, cujas belezas naturais estão vinculadas diretamente ao equilíbrio ecológico.

fotos: Divulgação , Gabriel Jabur e site lual de São Jorge

Fotos de Terra Ronca,localizado no município de São Domingos, de Alto Paraiso e Salto do Itiquira em Formosa

Nenhum comentário