Governo de Goiás inicia programa de
neutralização da emissão de carbono

A Agetur, órgão propositor do programa, e a Semarh vão ajudar a formar bosques nos 46 municípios turísticos do Estado

As secretarias, agências e empresas públicas do governo de Goiás vão desenvolver ações para neutralizar o gás carbônico emitido na atmosfera em decorrência de suas atividades. A Agência Goiana de Turismo (Agetur) será o primeiro órgão estadual a buscar a certificação Zero Carbono. Para isso, vai coordenar um programa de reflorestamento de áreas de preservação ambiental nos 46 municípios considerados prioritários para o desenvolvimento do turismo no Estado. Serão plantadas cerca de 2,5 mil árvores por ano, o suficiente para neutralizar o carbono proveniente das atividades da própria Agetur e também do Gabinete da Governadoria.
O programa de neutralização da emissão de gás carbônico foi lançado no dia (21/09) de manhã, pelo governador Alcides Rodrigues e pelo presidente da Agetur, Barbosa Neto, no Parque da Criança, em Goiânia. Durante a solenidade, que fez parte das comemorações do Dia da Árvore, foram assinados dois documentos: um termo de acordo de cooperação técnica entre governo, Agetur e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para a realização de estudos e identificação das ações necessárias à promoção do meio ambiente nos 46 municípios turísticos do Estado; e a autorização do governador para a Agetur contratar empresa especializada que vai fazer o levantamento técnico do quantitativo da emissão de carbono e das ações necessárias à sua neutralização nos 46 municípios.
O governador Alcides Rodrigues disse que o governo goiano está demonstrando sua responsabilidade social e ambiental ao lançar seu programa de neutralização da emissão de carbono. Segundo ele, as ações de governo serão contínuas para que as leis ambientais sejam respeitadas e o meio ambiente protegido. “Nossas ações não vão ficar restritas ao dia de hoje. As políticas públicas serão severas e vamos exigir o cumprimento da lei”, reforçou.
O presidente da Agetur, Barbosa Neto, ressaltou a importância da contribuição de todos, individual e coletivamente, para a preservação do meio ambiente. Segundo ele, houve durante séculos um descaso com as questões ambientais e, por isso, chegou a hora de correr atrás do prejuízo. O governo de Goiás, afirmou, está dando exemplo ao contribuir de forma efetiva para a neutralização da emissão de carbono na atmosfera.
Barbosa Neto destacou também a importância do conceito de preservação ambiental para o desenvolvimento do turismo. Segundo ele, a qualidade ambiental é uma condição imprescindível para que um município possa receber bem o turista. “O turismo deve estar ligado às questões ecológicas”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, José de Paula, elogiou a iniciativa da Agetur e disse que o governo de Goiás mostra claramente sua vontade de colaborar para a qualidade ambiental. O residente da Fundação Pró-Cerrado, Adair Meira, um dos parceiros na realização do evento, disse que o governo goiano está estabelecendo uma nova relação com o meio ambiente.

Plantio

Depois da assinatura da autorização governamental e do termo de acordo, as autoridades e convidados – entre eles crianças e adolescentes da rede estadual de ensino – plantaram mudas de árvores do Cerrado. O governador Alcides Rodrigues foi convidado por Barbosa Neto a plantar uma muda de aroeira. “Pelo seu perfil; pelo fato de o senhor resistir ao sol e à chuva”, explicou. As mudas foram plantadas no Parque da Criança, num ato simbólico alusivo ao reflorestamento de áreas de preservação ambiental que estão degradadas. O próprio parque, criado em 1989, já sofreu muitas agressões, com a ocupação indevida de parte de sua área. Atualmente ele está fechado para reforma, devendo ser reaberto em outubro.
A solenidade de lançamento do programa estadual de neutralização da emissão de carbono teve a participação de diversos secretários de Estado, deputados federais e estaduais e vereadores. O ex-governador Mauro Borges foi um dos convidados. O governador Alcides Rodrigues fez um reconhecimento público ao trabalho desenvolvido por Mauro Borges à época em que ele governou o Estado, na década de 1960. Mauro Borges foi o responsável pela criação de várias empresas estaduais.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Agetur

Nenhum comentário