A Indústria do Turismo no Brasil

O conjunto de medidas e ações que envolvem a atuação direta do poder público e a participação efetiva da iniciativa privada é o que contribui para impulsionar o desempenho conjuntural da economia do Estado, acelerando o processo de desenvolvimento e a competitividade da Unidade Federativa. São aspectos pontuais que refletem positivamente no conjunto das forças produtivas, consolidando posições e vislumbrando novas conquistas no contexto da economia globalizada. No setor de turismo, é fato positivo que geram empregos diretos e indiretos, além da atração de empreendimento de alta envergadura econômico-financeira. Torna-se grande fonte de receitas para muitos municípios, principalmente, os goianos.

O principal valor a considerar, é a necessidade de melhoria da rede hoteleira, do atendimento e condições de recepção ao turista, estimulando recursos das esferas federal, estadual e a conseqüente contrapartida do município. Goiás tem um excelente potencial turístico, com suas belezas naturais e encantos jamais vistos, é um paraíso a ser explorado. As opções de turismo são inigualáveis.

Os municípios com potencial turístico podem criar internamente as condições para desenvolver a atividade. O Programa Nacional de Municipalização do Turismo (PNMT) da EMBRATUR é hoje o ponto principal de apoio para os municípios que descobrem sua vocação para a área de turismo e querem investir no desenvolvimento do setor em suas localidades.

Para se habilitar ao programa, o município deve enviar um ofício à Coordenação do PNMT, solicitando o apoio. Goiás é rico em turismo. Temos o turismo histórico, religioso, místico, águas termais, espeleológico, arqueológico e de eventos.

Outras Atividades

A pesca, esportes náuticos, campings e o maior manancial de águas temais do mundo, fazem de Goiás um estado pródico em turismo. A fauna e a flora traduzem belezas incontáveis. O verde de suas matas, trilhas ecológicas, as grandes bacias hidrográficas fazem do Estado um cenário fotográfico de imensas belezas naturais.

É o paraíso terrestre em pleno centro do país. O folclore e as tradições de seu povo formam um rico potencial de patrimônio histórico. Artesanato, estórias e lendas complementam a cultura do nosso Estado.

Nenhum comentário