Municípios indutores do turismo terão ações

permanentes para melhoria da infra-estrutura

Agetur e mais oito órgãos do governo de Goiás vão trabalhar em conjunto para a qualificação dos 46 municípios turísticos

As barreiras ainda existentes para que o turismo seja uma das principais atividades econômicas em Goiás vão começar a ser derrubadas pelo governo do Estado. A Agência Goiana de Turismo (Agetur), a Agetop, as secretarias estaduais da Indústria e Comércio (SIC), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de Planejamento (Seplan) e de Segurança Pública, as empresas públicas Celg e Saneago e o Detran assinaram, hoje, um protocolo de intenções para desenvolver ações integradas em favor dos 46 municípios classificados como indutores do turismo goiano.

O protocolo de intenções foi assinado durante a solenidade de lançamento, pela Agetur, dos municípios turísticos prioritários, realizada hoje (13/09) de manhã, no auditório da Celg. Eles foram definidos com base em oito critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério do Turismo, que avaliam desde a oferta de produtos e serviços turísticos (número de leitos, agências de turismo etc) à gestão e planejamento da atividade (existência de Conselho Municipal, Plano Municipal e Fundo Municipal de Turismo etc). Com base nos mesmos critérios, quatro cidades goianas (Goiânia, Caldas Novas, Pirenópolis e Alto Paraíso) foram incluídas entre os 65 destinos turísticos que terão prioridade nos projetos do Ministério do Turismo.

O presidente da Agetur, Barbosa Neto, anunciou que a meta da Agência Goiana para os próximos quatro anos é ampliar para 63 o número de municípios goianos indutores do turismo e melhorar a pontuação indicativa do estágio de desenvolvimento turístico dos 46 municípios que já são considerados prioritários. Segundo ele, o turismo é a atividade econômica que mais cresce no mundo e Goiás tem de aproveitar suas potencialidades. “Temos grande atratividade pela diversificação de oferta e temos o povo mais acolhedor do País”, afirmou.

Barbosa Neto disse que, a partir da assinatura do protocolo de intenções, os municípios turísticos vão ter uma ação permanente para a melhoria de suas infra-estruturas urbana e turística. Ele informou aos prefeitos e demais autoridades presentes que existem muitos recursos do governo federal disponíveis para investimentos em turismo e colocou a Agetur à disposição dos municípios para a elaboração de projetos para a captação de investimentos. Também anunciou a criação de arranjos produtivos locais (APLs) em todos os municípios turísticos, numa parceria da Agetur com o Sebrae. “O governo federal dá muita importância aos arranjos produtivos locais e destina recursos específicos para eles”, completou.

O vice-presidente da Caixa, Flávio Lenza, participou do lançamento dos 46 municípios indutores do turismo goiano e anunciou publicamente que a Caixa tem recursos para atender toda a demanda do turismo goiano. “A Caixa quer ser o agente financeiro de todo esse projeto. Para isso basta que os municípios apresentem projetos consistentes, bem elaborados”, afirmou.

Também participaram do evento 46 Caminhos em um só destino – Goiás, prefeitos e secretários de turismo dos municípios prioritários, representantes do trade turístico, deputados e vereadores de Goiânia. O governador Alcides Rodrigues foi representado pelo secretário extraordinário, Servito de Menezes. O prefeito de Pirenópolis, Rogério Figueiredo, falou em nome dos prefeitos. Ele agradeceu a iniciativa da Agetur e falou da importância dos municípios turísticos receberem apoio do governo estadual.

Barbosa Neto aproveitou a presença dos prefeitos e demais autoridades para pedir apoio para a criação do Instituto de Pesquisa e Estudos do Turismo. O presidente da Agetur ressaltou a importância do Instituto, que vai reunir dados sobre a atividade e sobre as demandas existentes, para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Agetur

Nenhum comentário