FLORAÇÃO DE ESPÉCIE HISTÓRICA OFERECE UM CHARME ESPECIAL PARA GOIÂNIA


O flamboyant foi uma das espécies escolhidas para arborizar a cidade, nas décadas de 30 e 40, e por isso faz parte da história de Goiânia


Várias ruas na capital estão mais coloridas com a floração do flamboyant, espécie originária da Ilha de Madagascar, na África, que durante a primavera apresenta seu principal destaque, que é a floração. O flamboyant é conhecido dos goianos desde a fundação da capital, pois nas décadas de 30 e 40 foram plantados diversos exemplares nas avenidas Tocantins e Araguaia para compor a arborização da capital.

Conforme a chefe da Divisão de Vistoria Florestal da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Letícia Alves Domingos Botelho, com a abertura de ruas na capital e a criação dos setores, começou-se a pensar em arborização para as ruas e o flamboyant foi uma das espécies escolhidas para arborizar a cidade e por isso faz parte da história de Goiânia. "No início da cidade não existiam árvores plantadas em vias públicas e o flamboyant foi escolhido para ser plantado nas avenidas Tocantins e Araguaia devido à copa arredondada que proporciona sombreamento", explica.

"Os grandes destaques do flamboyant são a fase floração, quando observamos um colorido intenso das flores, que podem ser amarelas, alaranjadas ou vermelhas e proporcionam um espetáculo, e também a sombra proporcionada por sua copa grande e aberta, que serve de abrigo para as pessoas que frequentam o centro da cidade nos dias de sol", informa. Letícia acrescenta que o flamboyant é uma espécie de grande porte, podendo alcançar 12 metros de altura, com tronco volumoso e apresenta caducifólia, ou seja, perde suas folhas em determinado período do ano.

Por apresentar um sistema radicular que causa obstrução, o plantio da espécie não é recomendado para passeios públicos. "O flamboyant é recomendado para praças, ilhas, chácaras, porém plantios em calçadas devem ser evitados", finaliza.


Fonte:site da prefeitura de Goiânia - Texto e foto:Sara Gomes

Nenhum comentário