Governador entrega Kits de Inclusão Digital para Municípios Turísticos



O governador Marconi Perillo entregou na manhã de terça-feira (01/11)o Kit Inclusão Digital para sete municípios goianos. Os kits contêm equipamentos de informática e móveis (nove computadores, nove mesas, nove cadeiras e um aparelho de data show). A solenidade de entrega foi realizada no Palácio das Esmeraldas. Os municípios escolhidos foram Pirenópolis, Goiás, Caldas Novas, Rio Quente, Alto Paraíso, São Miguel do Araguaia e Goiânia. O material foi adquirido através de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Goiás Turismo e o Governo Federal através do Ministério de Ciência e Tecnologia, dentro do Programa de Inclusão Digital.

O governador Marconi Perillo, representantes do governo e prefeitos assinaram termo de parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia. Marconi ressaltou que Goiás é um destino turístico muito expressivo no Brasil. “Essas ações compõem um conjunto de outras ações que terá uma função fundamental para estruturação cada vez melhor dos nossos municípios enquanto grandes receptores de turistas nacionais e estrangeiros. São 63 kits de inclusão digital, os 63 primeiros, desse convênio entre a SIC, Goiás Turismo, Ministério do Turismo e Ministério de Ciência e Tecnologia, com o Sebrae, Senac e AGM”.

O governador destacou que Goiás recebe hoje mais de 6 milhões de viagens domésticas e um número muito próximo de viagens rotineiras. “Nesse balanço nós temos 500 mil turistas que vêm aqui mais do que os emitidos para fora. Nós temos um superávit de turistas. Dos 30 municípios mais visitados no Brasil, dois são de Goiás: Goiânia que está em 12º lugar e Caldas que é o 15º com 1 milhão e meio. Goiânia recebe dois milhões de turistas. Nós temos que estar cada vez mais preparados para esse volume de turistas que vai crescer cada vez mais”.

Marconi relembra os cuidados que sempre teve com a estruturação de aeroportos, de estradas e outros equipamentos que buscavam transformar o município para receber bem os turistas. “Daqui pra frente haverá cada vez mais necessidade de investir em infraestrutura, logística para qualificar os municípios goianos como municípios prontos para receber turistas do mundo inteiro”.

Ele ainda citou os planejamentos para os próximos anos. “Estamos planejando algumas duplicações, melhorias de mais 26 aeroportos no Estado de Goiás. Tomamos uma medida que parece simples, mas muito eficaz que foi ligar a redução do ICMS do querosene ao fato das operadoras terem pelo menos três pousos dentro do Estado de Goiás, nas suas rotas regionais. Isso vai melhorar muito o transporte aéreo para polos regionais, que antes não contavam com voos domésticos e vão contar a partir de agora. Vai ser bom para o turismo e para a área comercial e industrial”.

Marconi destacou como a área de turismo é importante para a geração de empregos e como os governos federal, estadual e municipal estão unidos para que os municípios estejam cada vez mais preparados para receber turistas. “A entrega desses kits é um dos passos importantes que beneficiam toda a cadeia estadual de turismo. Outros municípios daqui pra frente serão contemplados. Confio muito na eficácia desses kits para a formação de uma rede de informações turísticas confiáveis. Agradeço mais uma vez ao governo federal. Agradeço aos representantes e mesmo na ausência o apoio da presidente Dilma”, conclui.

De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Aparecido Sparapani, com esse investimento em Kits de inclusão haverá maior capacitação de profissionais para atender melhor os turistas, além de oferecer melhor estrutura para recebê-los. “Nesse momento, através do convênio com o Ministério de Ciência e Tecnologia, vamos capacitar pelo menos 30 pessoas na inclusão digital. A partir disso, esses equipamentos ficarão a disposição nos centros de atendimento ao turista em cada município”.


Fonte: Agecom
Foto: Wagnas Cabral

Nenhum comentário