Três municípios fizeram aniversário no dia 31 de Outubro

Os municípios de Mineiros, Palminópolis e Pontalina comemorou nesta última segunda-feira (31) mais um ano. Mineiros, localizado na região sul do estado, completou 73 anos. A ocupação do território teve início em 1873, quando famílias atraídas pelas notícias de ricas jazidas de diamante nas margens do Rio Verde migraram para a região.

As famílias se instalaram na região e, além do garimpo, iniciaram agricultura e criação de gado. Com o rápido e intenso crescimento populacional, os moradores deram início à construção da primeira capela e da primeira escola da região.

O município já foi distrito de Jataí e também já inclui Santa Rita do Araguaia em seu território, região que foi emancipada em 1953. A economia do município hoje se baseia no comércio e na agricultura, principalmente no cultivo de soja e trigo. A pecuária de corte e de leite também se destaca na região.

Para comemorar os 73 anos de Mineiros, a prefeitura preparou uma programação especial. Desde o dia 28/10, várias obras foram inauguradas. No fim de semana, também foi realizada a 1ª Mini Maratona da cidade. A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros também se apresentou. Fazem parte da programação desta segunda-feira o desfile cívico, o show pirotécnico e o show do cantor Léo Magalhães. Amanhã, a partir das 19h30, a Banda Gion se apresenta.

Pontalina também comemorou 73 anos. O povoamento da região começou ainda no século XIX, com a vinda de migrantes mineiros para o estado. Várias famílias interessadas no potencial agrícola se instalaram no local.

Com o crescente povoamento, a primeira capela do município foi construída em 1841. O povoado passou a ser chamado de Santa Rita do Pontal, em homenagem à padroeira local e à região de Pontal. Motivada pela prosperidade do setor agrícola, Pontalina foi elevada à categoria de município em 1938. Hoje, a agropecuária ainda é bastante forte no município, mas a economia se baseia no comércio e na prestação de serviços.

O município mais jovem é Palminópolis, criado em 1964. A ocupação teve início em 1949, quando Filogônio Sardinha de Sá e Livertino Pereira de Morais pediram, em doação, a área de 11.000 m2 aos proprietários da fazenda São Bento, Isac Gomes e José Geraldo Lopes. Com a doação do terreno surgiram as primeiras construções, dando início ao povoado de São Bento.

O nome do local foi alterado para Palminópolis devido à proximidade com Palmeiras de Goiás e Firminópolis. Em 1964, Palminópolis foi elevada à categoria de distrito. Hoje, com mais de três mil habitantes, a economia do município é voltada para a agropecuária e para o comércio.

Fonte:Assessoria de Imprensa AGM

Nenhum comentário